Capítulo 01 – Depois do ensino médio

Festa de formatura no ensino médio 2018.

    ꟷ Viva pra gente!

    ꟷ E aí, Carlin. O que você vai fazer agora que finalizou o ensino médio?

    Em meio a um grupo de alunos que acaba por se formar, Carlos, um dos que se destaca bastante por seus olhos e cabelos castanhos e principalmente por conta de seu tamanho ser um pouco menor do que os outros, foi questionado por um de seus colegas sobre seu futuro daqui pra frente.

    ꟷ Eu? Amanhã mesmo já tô procurando um emprego com um salário de no mínimo 3 mil e que eu trabalhe o mínimo possível.

    ꟷ Mas já?! Eu vou curtir esse ano inteiro com minha namorada. Aí lá pra ano que vem, depois que eu completar meus 19 anos, penso em trabalho.

    ꟷ Mas aqui, ô Carlos. você não acha que 3 mil logo de início não seria muito difícil, não?

    ꟷ Que nada, rapaz! Já preparei meu currículo e tudo. Assim que eu entregar ele, vai chover ligação pra mim. Hahahá!

    É bem normal os alunos que acabam de se formar ter esse tipo de pensamento de que tudo vem fácil, então preocupações sobre se preparar para algo era algo que muitas pessoas não ligavam muito.

No dia seguinte…

    “Cara. Essa já é a sétima loja que entrego meu currículo. Mesmo eu perguntando se já posso me preparar pra fazer a entrevista o mais breve possível, eu sempre recebo a mesma resposta: No momento não estamos pegando gente, mas vamos deixar seu currículo aqui pra caso apareça uma vaga. Que saco isso!”

Um mês depois…

    “Mas que merda! Só neste mês eu entreguei praticamente mais de 100 currículos por toda cidade e as respostas sempre foram as mesmas. “Ou não estava precisando de gente, ou a vaga precisava de pessoas com experiência de 6 meses ou mais ou até mesmo formação na área”. Todas as 30 entrevistas que fiz recebi as mesmas respostas, como não tenho experiência, não era qualificado para aquela vaga. Pô, meu. Se vocês não me derem uma chance, é claro que não vou ter experiência nenhuma!”

Zuuuum, zuuuum, zuuum…

    “Ah, meu celular tá tocando. Quem pode ser?”

    ꟷ Alô! Sim, sou o Carlos. Sim, entreguei o currículo, sim. Ah, sim. Uma entrevista para repositor, né? O local vai ser aí no supermercado, mesmo? Hm, entendi. Beleza, vou me arrumar aqui e daqui meia hora já chego aí. Beleza, até.

    “Finalmente, parece que dessa vez eu consigo passar. Pena que o salário é só o mínimo, mas fazer o quê, cavalo dado não se olha os dentes. Vou só ficar lá pra adquirir experiência mínima e depois vou cascar fora de lá.”

Ano atual, 2023.

    ꟷ … E foi assim que eu entrei aqui no supermercado como repositor.

    ꟷ …

    ꟷ Quê foi? Por quê ficou quieto assim, de repente?

    ꟷ Você entrou aqui só pra conseguir o mínimo de experiência, é isso?

    ꟷ Sim. Isso mesmo.

    ꟷ Que tipo de experiência mínima é essa que leva 5 anos para se adquirir?!

    ꟷ Ah, sobre isso… Nossa, como o tempo passa, né… Pensando agora, quão ingênuo eu era na época. Hahahá!

    ꟷ Não creio…

    Com a expressão de incredulidade no que acabou de ouvir, o rapaz não parava de pensar no quão pateta e sem noção seu colega de trabalho poderia ser com esse tipo de pensamento.     “Rapaz, se a leseira for contagiosa, tô ferrado e mal pago”.

Compartilhe com seus amigos:
1 Comment
Collapse Comments

Olá, pessoal. Deixe o seu comentário, com ele podemos saber o que você achou. Lembrando que sempre respeitando os outros e obedecendo às diretrizes de comunidade do site. Mais informações clique em: Termos de Uso e Serviços.

Deixar um comentário

error: Conteúdo protegido!

Entre em contato conosco